Onde Está a sua Tribo?

Ter laços sociais fracos é tão prejudicial à nossa saúde quanto ser alcoólatra e duas vezes mais prejudicial que a obesidade.
Sem comunidade, não podemos sobreviver e não podemos prosperar. Vamos encontrar nossa tribo!
 
A falta de apoio é uma das principais reclamações que as pessoas costumam fazer. O isolamento social pode se manifestar em doenças. Estudos mostram que o isolamento pode desencadear uma reação em cadeia celular que aumenta a inflamação e suprime a resposta imune do organismo à doença. Sabemos agora que nossas redes sociais são mais importantes que nossas redes genéticas, por isso a comunidade é importante para nossa saúde mental e física.
 
O poder da comunidade para criar saúde é muito maior do que qualquer médico, clínica ou hospital. Você precisa construir um sistema de suporte para ter sucesso a longo prazo. Embora isso possa parecer fácil para alguns, muitos membros da comunidade dizem que não têm uma comunidade que os incentive a atingir suas metas de saúde.
 
Nos dias atuais está se tornando cada vez mais fácil encontrar pessoas que sentem solidão.  Nossa sociedade tem valorizado muito as redes sociais, a vida dentro de casa ou no trabalho e isso tem afastado as pessoas.
 
Diversas pesquisas comprovam a necessidade que nós, seres humanos, temos de viver em grupos, trocando ideia, se ajudando mutuamente ou apenas se divertindo. Isso trás longevidade e aumenta a imunidade.
 
Podemos promover uma comunidade, começando analisando o nosso  interior e reconhecendo nossos próprios valores e dons e depois levando esses dons para o mundo para fazer amizades que importam.
 
 

Radha Agrawal escreveu um livro sobre isso em inglês chamado Belong: Find Your People, Create Community, and Live a More Connected Life onde ela ensina como criar e manter sua própria comunidade. Primeiro você se analisa para depois poder partir para fora e criar essa comunidade de acordo com seus valores.

Ao iniciar o processo você segue o método VIHA onde V significa listar todos os seus valores, depois em I você lista seus interesses e finalmente em HA você lista seus Hábitos. Em seguida você analisa o resultado de sua análise e define como você quer que sua comunidade seja.

Então, você parte para rua e começa a fazer contato com pessoas em lugares onde esses valores/interesses e hábitos são encontrados!

Desenvolve um relacionamento com as pessoas individualmente e depois junta todos em encontros ou atividades em comum. Passa a cultivar esse relacionamento e cria assim a sua comunidade!

 
Se a comunidade for importante para você, sugira abaixo uma sugestão de como fazer novos amigos ou juntar amigos e formar uma comunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.